quarta-feira, 2 de março de 2011
A Arte Da Luta.
Byung-Tae (Choi Yeo-Jin ) é um adolescente que apanha muitas vezes na escola. Ele passa a maior parte do tempo lendo manuais de artes marciais e tendo aulas com diferentes adultos sobre como aprender a lutar, mas nada parece funcionar. Um dia ele encontra-se com senhor chamado Pan-su (Baek Yun-Shik ), que é um praticante de artes marciais, e isso realmente o impressiona. Então Byung-Tae, pede ao homem para ensiná-lo a lutar. Pan-su não quis ajudar de imediato, mas depois ele se dedica inteiramente ao Byung-Tae. Com o passar do tempo, Byung-Tae aprende muito sobre as lutas, mas parece que ainda não consegue revidar as provocações dos desordeiros, pois tem muito medo.
Primeiro filme coreano que eu vi lembro de ter lido a sinopse e ter baixado imediatamente achando que ia ter muitas cenas com lutas, bastante ação e tudo que eu espero ver em um filme de luta, só que nao teve nada disso até porque mesmo com esse titulo o filme não é um filme de luta e sim um drama e por sinal um belo drama. Byung é uma pessoa muito sozinha, triste e queto e não consegue se defender, mesmo sempre tentando aprender a lutar na hora que ele precisa fazer algo ele fica sem reação e é espancado e humilhado. Serio no começo da raiva dos caras que batem nele, mais depois se pega raiva dele por não se revidar.
Quando o Pan-su aparece no filme as coisas até que ficam mais leves, porque ele traz um pouco de comédia pro filme. Eu achei que ele ia ensina um golpes igual dos filmes do Jet Li e Jacke Chan, só que me ferrei legal porque o que ele ensina pro Byung são coisas muito mais profundas que isso, coisas que podem ajudar Byoung alem de se defender, não sentir mais medo e poder viver de um jeito melhor. O treino dos dois apesar de conter mais com filosias orientais sobre as artes marciais tem partes bem comicas e em uma delas Byoung imitando seu mestre rouba o leite das casas das pessoas pra ir tomando enquanto treina, até que um dia os entregadores encurralam ele e batem nele e ele começa a rir como se tivesse se acustumado tanto a apanhar que aquilo ja era normal pra ele ou quando ele tenta quebrar uma carrafa usando uma moeda pra assustar uns cara que estavam batendo em uma menina e de novo apanha.
Mais antes do Pan-su aceitar treinar o protagonista apanha muito, toda hora que ele vai pedir pro Pan-su aceita-lo como aluno ele ta com corativos novos ou com algum roxo na cara é revoltante porque ele não faz nada pra merecer isso. A arte da luta se foca bem mais em mostrar como os esforços de Byoung em enfrentar seus medos do que em artes marciais, no começo fiquei decepcionado porque queria ve umas voadoras e cotuveladas mais depois nem me encomodei. É triste saber que casos como esse nao existem só em filmes, em escolas coreanas, japonesas e chinesas ah inumeros casos de bullyng igual desse filme, mais fazer o que né as vezes pessoas mediocres precisam provar que não são tão escrotas pisando nos outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário