segunda-feira, 25 de abril de 2011

Smile.


Hayakawa Bito (Matsumoto Jun) é filho de pai Filipino e mãe Japonesa, nascido e criado no Japão, sendo que ele nunca visitou as Filipinas. O sempre sorridente Bito trabalha na Machimura Foods durante o dia, e a noite em um trabalho temporário.
Um dia, durante um incidente em uma livraria, ele acaba conhecendo uma garota chamada Mishima Hana (Aragaki Yui), que perdeu a habilidade de falar por causa de um acidente. Ainda assim, Bito se sente atraído por seu lindo sorriso.
No entanto, a polícia tem fortes suspeitas de que Bito é um criminoso, e depois de se encontrar com o advogado Kazuma (Nakai Kiichi), as coisas começam a piorar. Juntos, Bito, Hana e Kazuma vão precisar superar diversos obstáculos.


É sempre ruim ver alguma coisa relacionado ao preconceito, mais também é bom pra fazer agente refletir sobre nossas próprias ações, não é raro ouvir da boca das pessoas que elas não preconceito com ninguem ou com coisa nenhuma, mais não é verdade né?
Smile mostra isso muito bem. Bito não sofre só por ser mestiço, ele foi preso injustamente no passado e quando ficam sabendo disso os olhares tortos pra ele pioram muito, sofre muito com a perseguição de um policial que acha que ele é criminoso unicamente porque ele é mestiço, e sofreu na sua infância que outra coisa muita trágica e o levou a fazer besteiras quando mais jovem. O legal é que invés de passarem a imagem dele como coitadinho, ele na verdade é muito feliz e quase não fica triste e ciente dos seus erros faz o maximo pra ficar no caminho correto.
Smile aborda outros tipos de preconceitos, não só o pela cor da pele, até mesmo fala de como a sociedade as vezes não perdoa uma pessoa só porque alguem relacionado a ela fez coisas errados, acham que só porque elas são parentes ou já foram relacionadas ela é igualmente culpada e como é dificil as vezes ser um trabalhador em um pais que não é o seu.


Eu antigamente não ia com a cara da Aragaki Yui, mais ela ta tão fofa no papel da Hana, ela se expressa escrevendo e fazendo gestos, e é tão bonito o jeito que ela faz, as carinhas e os movimentos com a mão, na primeira vez que ela encontra o Bito e da um presente pra ele, ele e ela conversando com ela tendo que entender seu gestos era bonito de se ver. E não tem frescura de moçinha fragil, ela desde o começa mostra interesse nele e não esconde dele e de ninguem.
O veterano Nakai Kiichi assim como os outros dois protagonistas faz valer os premios que ganhou pelo seu papel. Parece se um advogado preguiçoso só se importando em aparecer na tv e meio preconceituoso, mais no momento que cruza com Bito e a Hana e ve como eles lidam com seus problemas passa a ter uma mente totalmente diferente. Acho que ele ve como o Bito sempre encara as tristezas sorrindo e percebe que ele mesmo deveria fazer o mesmo.


Terceiro dorama que eu vejo que o Matsumoto Jun e o Oguri Shun trabalham juntos, os anteriores foram Gokusen e Hana Yori Dango. No HYD o Oguri Shun era o calmo Rui, mais em Smile ele da vida ao louco Hayashi Seiji, que é o cara mais fodão da serie, com uma mente perturbada. Achei uma grande injustiça a atuação do Oguri Shun não ter sido premiada na epoca desse dorama.
Durante seus 11 episodios, as frases “filipino desgraçado“, “maldito filipino“, “tinha que ser coisa de filipino“, “culpa dos estranjeiros“ é dita por muitos japoneses, as vezes encomoda, e as vezes se vermos cada episodio com atenção entendemos o porque desse preconceito, bom pra mim esse é o melhor dorama que o Matsumoto Jun fez até agora e o melhor dorama de 2009.
Sem esquecer que Smile tem uma das aberturas mais bonitas que eu ja vi, com o Matsumoto Jun, Aragaki Yui e o Nakai Kiichi brincando e sorrindo com um monte de crianças de varias raças.
Dizem na internet que o nome Smile foi escolhido porque filipinos sempre estão sorrindo, não importa o que aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário