sábado, 26 de fevereiro de 2011

Kill Bill Volume 1.

 
Quentin Tarantino, é conheçido mundialmente por seus filmes com muita violençia, dialogos sarcasticos e muita homenagem a outros filmes. Alguns criticos injustamente insistem em dizer que ele é só uma criança que nunca cresceu e que seus filmes são apenas violençia gratuita entre outras coisas, bom eu na verdade acho isso uma total idiotice, até porque adoro filmes violentos.
Voltando ao filme Kill Bill é um filme de 2003 sobre basicamente vingança. Beatrix Kiddo (Uma Thurman) sofre um atentado em seu casamento. Bill, seu ex-amante invade a festa com suas ex-colegas de trabalho e metralham violentamente a todos na festa, inclusive Beatrix, que estava grávida. 4 anos depois, Kiddo acorda em uma cama de hospital, depois de um coma profundo e quer vingança contra todos que a fizeram estar ali. Então ela se transforma em A Noiva, e promete matar Bill.


Na historia do cinema deve existir milhares de filmes que vingança é o tema principal em seu roteiro, mais Kill Bill é um dos poucos que tem um algo a mais em relação a tantos roteiros que estão por ae, primeiro pelos personagens, cada um mais interessante que o outro. destaco duas personagem que eu gosto muito do jeito que são apresentadas no filme, a  O-Ren Ishii (Lucy Liu) uma descendente de chineses, americanos e japoneses que vira assassina profissional e conseguentimente consegue ser a maior máfiosa da Yakuza. Toda seu passado foi apresentado em uma parte em anime de grande qualidade e violencia uma das melhores partes do filme e tambem na parte que mostra ela assumindo a liderança da máfia japonesa um dos Yakuzas um dos máfiosos presente nesta cena se irrita por uma mestiça estar tomando o controle de tudo e a ofende ela em contra partida ela corta a cabeça dele fora, e da um intimão em todos ali presente pra falar mais alguma coisa ruim sobre suas origens chinesas e americanas. GoGo Yubari (Chiaki Kuriyama) a quarda costas pessoal da O-Ren Ishii é a minha personagem preferida do filme todo, a sua apresentação tambem é muito boa mesmo que curta demais, com 17 anos Gogo Yaburi tem uma personalidade bem pisicotica, um jeito meigo com uma mente de louca, Tarantino é um gênio se tratando em criar personagens assim em seus roteiros.


Elle Driver (Deryl Hanna), Budd (Michael Madsen), Vernita Green (Vivica A. Fox) e Bill (David Carradine) alem da Q-Ren Ishii são os alvos da Beatrox Kiddo,. A Elle Driver tem uma cena que ela esta vestida de enfermeira pra tenta matar a Beatrix, ela com áquela roupa e o tapa olho parece uma cena sem importância mais ficou otima em todo o contesto e sem mencionar que o conversa que ela tem com o Bill um tempo depois melhora ainda mais o que ja era bom. só que como só vou falar do Kill Bill Volume 1 nesse post vou deixar pra comentar sobre Budd, Elle Driver e Bill quando eu escrever sobre o volume 2, ja que é lá que eles tem mais destaque.


Agora vamos falar sobre lutas, violencia e sangue. Na época do lançamento do filme muito se falou sobre as mortes, desmembramentos e coisas assim que havia no filme. Nos Eua por exemplo quando Beatrix Kiddo luta contra os 88 loucos em alguns momentos a imagem muda pra preto e branco de tanto sangue que aparece. É uma luta bem violenta, mais quem esta acustumado a ver filmes orientais não vai se importar tanto, até porque varios filmes japoneses e coreanos tem o triplo de violencia do que vemos em Kill Bill. As lutas foram coreógrafadas pelo Yuen Woo-ping um dos mais famoso coreógrafos de filmes de artes marciais, seu corricolo estão filmes como toda a trilogia Matrix, Cão De Briga, Fearless, O Reino Proibido e Kung Fusão. Facilmente voçe o combate no restaurante japonês em listas do tipo ´as melhores lutas do cinema´ ou ´melhores cenas de ação´.
Cada golpe desferido pela espada da Beatrix, é muito bem sincronizado e arranca braços, pernas e cabeças sem contar que um simples corte faz jorrar sangue como um chafariz.


Kill Bill presta muitas homenagens a muitos filmes, olha principalmente quem gosta de filmes de kung fu dos anos 70 vai adorar algumas partes. Já no poster ja dava pra ver que a roupa que a Beatrix usa identica a que Bruce Lee usava em um de seus filmes.
Até a trilha sonora é igual a desses filmes, os cloose nos olhos e muitas outras coisas. Filmes japoneses e americanos tambem são homenagiados aqui, alem de homenagiar esses filmes, Quentin Tarantino usou eles como inspiração, um bom exemplo é a Gogo Yubari que foi criado por Tarantino por ele ser grande fan do filme japones Batalha Real ou os 88 loucos que são uma clara homenagem a Kato da antiga série Besouro Verde.


Os dialogos entre os personagems são uma atração a parte. Quando a Beatrix vai pro Japão pedir pro Hattori Hanzo (Sonny Chiba) uma espada e quando ela e a Vernita Green estão conversando na cozinha depois de uma luta rapida é muito boa tambem. Eu pensei em escrever aqui alguma das falas do filme mais como são muitas que eu gosto vou por um link aonde tem a maioria delas.
http://www.imdb.com/title/tt0266697/quotes


Bill Kill é um filme espetacular, rapido, com muito sangue e me fez virar fan do Tarantino e involve em todo seu tempo de duração.
Em breve vou falar da segunda parte Kill Bill Volume 2, que na minha opnião é um pouco inferior ao primeiro mais tambem é um filme muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário