domingo, 20 de março de 2011

Life.


Shiiba Ayumu (Kitano Kii) é uma garota meio lerda, cuja melhor amiga tenta suicídio por sua causa. Traumatizada, ao chegar no novo colégio, não se aproxima das pessoas para não decepcionar mais ninguém. Mas para sua surpresa, Anzai Manami (Fukuda Saki), a garota mais popular da sala e lider de um grupo de garotas, faz amizade com ela e se torna sua melhor amiga. Porém, depois de um mal entendido, garotas começam a transformar a vida de Ayumu em um inferno. Ayumu mesmo sendo humilhada, mal tratada e evitada, resolve continuar indo pra escola e enfrentando seus antigos amigos.


Life ficou entre os meus 10 doramas preferidos, e tambem tem a linda da Fukuda Saki no meio, nem tinha como não gostar.
Basicamente Life fala sobre, Ijime que seria a mesma coisa que bullyng, e aqui é retrado sem frescura, é mostrado do primeiro episódio até o último como adolescentes de 15 anos podem ser terriveis, logico que pra não desgastar durante seus 11 episodios Life nos joga na cara muitas coisas alem do Ijime em escolas japonesas, estrupos, violência domêstica, sadomasoquismo, amizades falsas e pressão pra ser aceito na sociedade e não tentam amenizar nada tudo é mostrado sem medo, isso é uma das melhores coisas que Life tem, porque demostra que apesar da visão que temos sobre o Japão e sua sociedade, lá tambem acontece coisas desse tipo.


A cada episódio que vai passando, tudo vai ficando mais interessante, Ayumu logicante é a personagem que tem mais destaque, mais me arrisco a dizer que não é a personagem com a historia mais trágica. Por falar nisso, a grande sacada de Life são os personagens e os respectivos motivos do porque agirem do jeito que agem, as vezes pra chamar atenção, ou pra escapar de uma realidade ruim, ou medo de ser excluida de um certo grupo de pessoas, ou porque simplesmente gostam de fazer oque fazem. E quando os dramas de cada um aparecem mais claramente ae que fica bom, porque o aluno gentil e estudioso pode ser tarado e psicopata, e a aluna que mata aula e não tem amigos, pode ser gentil e mais adulta que seus colegas de turma. Então de acordo com o jeito que esse dorama segue, você pode no começo odiar tal personagem, mais depois de entender um pouco sua vida fora da escola você até fica com pena, como pode acontecer exatamente o contrario. Gostei disso, porque no inicio você até pode vir a ter uma cisma com algum dos estudantes da sala da Ayumu, mais depois o mesmo pode ou não ter uma atitude que te faz ter menos raiva dele.


No Japão na época do seu lançamento, muitos pais quiseram vetar o lançamentos dos episodios, dizendo que Life era forte demais e essas coisas que uma parte dos adultos fazem quando vem algo que não querem aceitar, falando nisso Life critica tambem alguns adultos que deveriam ser o espelho pra esses tais jovens, e suas atitudes idiotas, violentas e omissas.
Indico Life pra quem quer um dorama mais sério, sem romances e comédias, com personagens muito bem interpretados ( Fukuda Saki de longe foi a melhor atriz) e que tem uma evolução muito boa no decorrer da serie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário