quinta-feira, 10 de março de 2011

Live Actions


Primeiro de tudo, oque é live action? Live-Action é um termo utilizado no cinema, teatro e televisão para definir os trabalhos que são realizados por atores reais, de carne e osso, ao contrário das animações. O termo é usado para distinguir os trabalhos em que, normalmente, se utilizaria uma animação, como em desenhos animados, videogame, histórias em quadrinhos, onde um trabalho de animação é adaptado, como por exemplo nos filmes Os Flintstones, Resident Evil, Superman, ou como geralmente acontece em séries de animes e mangás, onde as histórias são interpretadas por atores reais, como em Death Note, Dragon Ball Evolution, Great Teacher Onizuka, Kamen Rider: Dragon Knight e Pretty Guardian Sailor Moon.


Normalmente quando um live action baseado em animes ou jogos consegue sinal verde pra ser produzido, os fãs invez de ficarem alegres já esperam uma decepção e normalmente nem se dão ao trabalho de ir ver. Diferente de uma boa porcentagem dos fans de HQ que ao saberem de alguma adaptaçao de algum historia em quadrinho para o cinema tem mais chances de terem um filme bem feito.
E porque isso? Bom, existem muitos fatores para isso.
Um dos principais são a escolha do elenco e o orçamento ( já citei isso na critica que eu fiz do live action baseado no filme do KOF), ai vem aquele papo “não é preciso um orçamento milionario pra fazer um bom filme“, realmente as vezes isso é verdade.
Mais por exemplo, o filme do homen de ferro teve um orçamento de 150 milhões de dolares, e ainda conta com um elenco muito popular que inclui Robert Downey, Jr., Gwyneth Paltrow e Jeff Jeff Bridges entre outros, o proprio Robert Downey Jr. foi muito elogiado  interpretando Tony Stark o heroi das historias em quadrinhos do homen de ferro, mesmo com a popularidade do Heroi não sendo das melhores hoje em dia o filme foi muito bem nas bilheterias e arrecadou 585,174,222 milhões de dolares, outra coisa que deixou os fans bastante felizes foi que a propria Marvel produziou o filme.


É de praxe os studio comprarem os direitos de tal franquia e deixar nas mãos de outros produtores de levar aquela franquia pro cinema, e é normal eles mudarem bastante as coisas, principalmente quando é uma franquia em anime ou em jogos de video game japoneses. Caso de Dragon Ball, que teve quase que 70% do enredo mudado, a escolha do elenco foi odiada por 99% de toda as pessoas que gostam de DB, e quando o primeiro trailer foi lançado a decepção só aumentou.
Pra se criar um mundo igual vemos em Dragon ball, com aquelas lutas que um poder destroi um planeta inteiro e que um soco faz um ser humano parar quase que do outro lado do planeta se gastaria muito, inicialmente foi dito que o filme teria um orçamento de 100 milhões de dolares e com esse tanto, acredito que seria capaz de fazer um bom filme. Pena que essa foi uma das milhares infarmações falsas, o orçamento do filme foi de apenas 45 milhões. No fim o filme foi um fracasso, ninguem gosto e nem a musica da Ayumi Hamasaki pro filme presto, em todo os aspectos o filme foi uma porcaria.


Falando de Homen De Ferro e Dragon Ball, quiz dar um exemplo de porque um orçamento alto e um bom elenco pode ajudar e MUITO e de como um baixo orçamento e um pessimo elenco pode arruinar o que poderia ser um grande sucesso.
logico que tem exceções, como Crows Zero que pra mim é o melhor live action feito até hoje e não contem um orçamento gigantesco como filmes de Holywood ou um elenco lotado de estrelas americanas. Crows Zero tambem tem suas diferenças da versão em mangá, o filme ocorre 1 ano antes dos eventos do manga, isso explica a falta dos personagem que aparecem no manga, mais de resto é MUITO fiél ao roteiro original.
Um live action bem recente que foi muito esperado foi do Manga Kimi Ni Todoke, que pelas fotos e trailers fico muito bom mesmo.
Azumi uma super produção japonesa baseado em uma mangá de mesmo nome que fala de uma mulher jovem treinada como membro de uma equipe de assassinos e acusada de matar três senhores feudais que ameaçam o Japão feudal com planos de guerra e derramamento de sangue. O filme muito bem nas bilheterias do Japão, tanto que teve uma continuação.


Agora porque quando os americanos vão produzir um filme beseado em anime/manga sai uma coisa totalmente sem nexo?
vou tentar explicando dando a minha opnião.
Assim, os produtores dos filmes, visam qual mercado? O mercado americano! Então eles tem em mente que por um ator japones desconhecido da grande maioria do publico, não seria bom, seria melhor por algum ator americano que o mesmo publico americano podia se relacionar e assim possivelmente ter mais audiência, na teoria isso funciona, já na prática NÃO!
Mais exatamente no ano de 1994 essa tática funcionou, com o filme Street Fighter A Batalha Final.
TUDO mundo deve conhecer esse jogo, mais pra quem não conhece, ele segue a vida de Ryu um lutador que depois de anos treinando entra em um torneio pra testar sua força, o basico é isso. Só por isso da pra ve que o protagonista é um japones certo!
Pois bem pra deixar o filme mais americano, colocaram como principal o Guile que no jogo faz parte de exercito americano, no filme ele tenta rasgatar alguns refens das mãos de Bison, e o Ryu? viro um inutil no filme que tem 2 cenas ridiculas de luta. Mesmo assim o filme foi sucesso de bilheteria, com um custo de produção de 30 milhões, ganhou 100 milhões nos cinemas mundiais.
Hoje em dia, isso não funciona tão bem e isso foi refletido na bilheteria do filme Street Fighter A Lenda De Chun Li., talvez um dos filmes mais odiados dos ultimos tempos, com um orçamento de 50 milhões, fez apenas 12 milhões mundialmente, adivinha quem fez a Chun Li? sim uma americana a atriz Kristin Kreuk ( Lana de smallvile), alem do fracasso nos cinemas NINGUEM gostou do filme.


O jogo da Nanco Tekken tambem teve um filme feito, mais foi direto lançado em dvd, bagunçaram a historia, não aproveitaram os personagens, e até o produtor do jogo disse que nao curtiu o live action.
Apesar dessa lista de fracassos, tem outro live action que rendeu bem e suas sequências mesmo muito criticadas por fans e pela midia especializade continuam rendendo dinheiro, é a serie de filmes Resident Evil que se baseia na saga de video game do mesmo nome ( curiosamente igual Street Fighter tambem foi criada pela Capcom, uma empresa japonesa de jogos eletronicos), ao invés do filme ser um de terror e ter algumas pitadas de ação igual o game, o filme nao tem nada de terror, só ação, poderes paranormais e armas ninjas.


Eae vem a questão então é mais facil fazer um live action baseado em um desenho/quadrinho americano? Depende muito.
é realmente mais facil um filme do Batman e do Homen Aranha ter um maior sucesso comercial do que um filme sobre um filme a vida da Chun Li ou qualquer outro personagem de jogo, porque? O publico é BEM maior.
qualquer jovem, adulto e velho conhece o Homen Aranha e o Batman, e a Chun Li? e Tekken? Sim eles tem uma boa base de fãn, mais nem se compara com a base de fans desses herois citados.
E por serem herois criados ja nos EUA, é mais facil achar um elenco parecido e que se identifique com as pessoas que irão assistir, e sem precisar americanizar a trama toda para atrair um publico maior.


Pra mim, por enquanto as 90% dos futuros dos live actions americanos serão assim, possivelmente podem ter um relativo sucesso comercial, mais não serão aceitos pelos fans.
Como o cinema oriental esta crescendo muito e se mostrando cada vez mais original que o cinema do ocidente e em conseguencia talvez algum dia alcance a mesma tecnologia e renda, eles deveriam ficar a cargo dos live actions feitos apartir de enredos de animes/mangas.
Ou talvez uma produção em conjunto, tipo Japão/EUA, um entraria com o dinheiro, locaçoes e efeitos especiais e o outro com elenco e roteiro, isso seria bem dificil mais seria legal de ver.
Logo abaixo vo colocar algumas fotos, das versão Live action e versao original pra ter uma idéia de alguns acertos e erros.

 Kimi Ni Todoke.


Blood.


Homen Aranha.


Kick Ass.


Crows.


Dragon Ball.


 The King Of Fighters.


 Street Fighter.


Alguns fans videos feitos de fans para fans.





Esses videos feitos com quase nenhum orçamento e sem grandes empresas por tras
em seus poucos minutos superam e muito produçoes cinematograficas.
porque fã entende fã

Nenhum comentário:

Postar um comentário